kunal-kalra-Q95GzNUVpGY-unsplash.jpg
logotipo da associacão dos apicultores de Portugal
 Há 70 Anos
 A formar Apicultores em Portugal 

História da Sociedade dos Apicultores de Portugal

 A Sociedade dos Apicultores de Portugal “nasceu” no dia 9 de Outubro de 1951.

 

"Escritura pública efetuada e registada no Governo Civil de Lisboa, pela vontade de um grupo de Apicultores e Amigos da Apicultura e das Abelhas e, de acordo com os seus Estatutos aí arquivados, tem por finalidade criar e desenvolver o gosto pela Apicultura e fomentar tudo o que possa interessar aos Apicultores de Portugal e seus domínios.


  Tendo sido a primeira Associação constituída no país, e a única até 1975, altura em que é fundada a sua congénere do Porto, a AANP (Associação de Apicultores do Norte de Portugal), desde logo se lançou ao trabalho promovendo e divulgando a Apicultura, formando Apicultores de tal forma que poucos apicultores haverá neste país com mais de 50 anos que não tenha sido formados pela SAP, ou por alguém formado na SAP.


  Comemorou em Outubro de 2016 o seu sexagésimo quinto aniversário, com uma pequena festa que teve lugar na sua sede atual, em que participaram vários Associados e Amigos e onde foi patente, apesar da sua já razoável idade e de ter  atravessado períodos mais difíceis e conturbados,  a sua atual boa saúde e vitalidade.


   No seu início, teve a sua sede e instalações na Rua de S. Lázaro, nº. 130, 2º. Dto, em Lisboa, em que ocupava apenas uma pequena sala arrendada, com pouco mais de 12 metros quadrados e onde mesmo assim, disponibilizava material e ceras aos sócios, possuía biblioteca e um funcionário para o atendimento. As sessões de divulgação, sempre às quintas-feiras à noite, eram efetuadas num salão cedido graciosamente por outro organismo.


   Presentemente e desde 1986, estamos sediados em instalações próprias, no Largo Dr. Bernardino António Gomes 177 B, S/C Dta em Lisboa onde desenvolvemos a maior parte das nossas atividades.


   Teve um papel fundamental e esteve com a  Associação de Apicultores do Norte de Portugal, a Associação de Apicultores da Região de Leiria, a Associação de Apicultores do Centro de Portugal e a Associação de Apicultores do Parque Natural de Montesinho na base da criação da FNAP – Federação Nacional dos Apicultores de Portugal fundada em 10 de Julho de 1996, que hoje tem filiadas 44 organizações de apicultores de todo o país.


   Desde Julho de 2014, assinou um protocolo com a Câmara Municipal de Lisboa, que tem por finalidade a cooperação com o Parque Florestal de Monsanto, na divulgação da Apicultura e na regulação da atividade apícola no Parque Florestal, assim como o retomar das tradicionais Feiras de Mel de Lisboa da SAP, das quais foram já efetuadas três edições; promover anualmente umas Jornadas Apícolas, que também já contaram com três edições e estimular a melhoria da qualidade da produção de mel,  com base num concurso de mel, que no corrente ano conta com o seu sexto evento. Também com a finalidade de divulgar o Mel na culinária, lançou um concurso de doçaria de mel, contando já com três destes eventos, tendo no penúltimo colaborado ativamente a Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril, o que muito melhorou a qualidade e o nível do concurso.


  Continuamos também a promover formações em Apicultura, desde cursos básicos de Introdução à Apicultura , como também cursos de Criação de Rainhas e workshops temáticos, como desdobramentos, patologia apícola ou de hidromel.
   O trabalho de campo – aulas práticas – tem sido desenvolvido no apiário de um nosso Associado em Vila Franca do Rosário, ou no nosso apiário em pleno Parque Florestal de Monsanto.

Na nossa Filial de Coruche na Terra das Abelhas em Montinho do Corvo, Escusa, desenvolvem-se também formações e apoio aos Apicultores. 


   Ao longo do tempo e ainda na atualidade, muitos têm sido os Apicultores formados na SAP  que hoje se dedicam à Apicultura como atividade principal, pelo que podemos com orgulho dizer que a SAP forma profissionais há mais de 65 anos.
  Damos em permanência apoio técnico aos nossos Associados, assim como divulgamos os seus produtos, nas feiras e eventos em que estamos presentes. 


   No fundo, o segredo da nossa longevidade está em constituir laços sólidos e honestos com os nossos Associados, que sabem que podem sempre contar com a SAP no seu dia a dia com as abelhas.


    A SAP está, e continuará a estar ativa pela Apicultura e pelos Apicultores, apoiando-os dentro das suas capacidades e competências, procurando arranjar sempre solução para os seus problemas."


  Presidente _ António Hermenegildo

wttc.jpg
TDP_A&S_Print_Original.png